sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atualização - Novembro 2011

Caros, esse mês consegui postar mais cedo do que em meses anteriores. Posso afirmar que tem sido gratificante o retorno que tenho recebido através dos comentários. Agradeço a todos pelo incentivo e ajuda nas correções e melhorias. Continuem emitido opiniões e sugestões.
Segue nova atualização da nossa tabela, e, para não perder o costume, RBAG e RBPR estão com as amortizações inclusas.

Código
Valor Cota
Rendim.
% a.m.
Data Base
Pagamento
ABCP11
7,75
0,04116
0,531%
31/10/11
08/11/11
ALMI11B
2.185,81
14,20309
0,650%
31/10/11
14/11/11
BBFI11B
4.010,02
31,97327
0,797%
31/10/11
14/11/11
BBRC11
130,17
0,52750
0,405%
31/10/11
16/11/11
BBVJ11
107,20
0,80000
0,746%
31/10/11
09/11/11
BCFF11B
98,00
0,92135
0,940%
07/10/11
17/10/11
BRCR11B
111,00
0,66700
0,601%
07/10/11
17/10/11
CSBC11
1.042,00
8,00000
0,768%
31/10/11
16/11/11
CXCE11B
1.587,18
12,81405
0,807%
31/10/11
14/11/11
DOVL11
1.030,14
13,61368
1,322%
31/10/11
16/11/11
EDFO11B
198,53
1,46742
0,739%
31/10/11
10/11/11
EURO11
190,64
1,36000
0,713%
31/10/11
16/11/11
FAED11B
125,50
0,98127
0,782%
07/10/11
17/10/11
FAMB11B
3.684,01
15,98924
0,434%
31/10/11
14/11/11
FCFL11B
1.050,00
8,30000
0,790%
18/10/11
25/10/11
FEXC11B
108,40
1,00652
0,929%
07/10/11
17/10/11
FFCI11
1,74
0,01152
0,662%
05/10/11
14/10/11
FIIP11B
144,00
0,99491
0,691%
31/10/11
16/11/11
FLMA11
1,51
0,01170
0,775%
17/10/11
24/10/11
FLRP11B
1.006,20
8,80000
0,875%
31/10/11
18/11/11
FMOF11
104,28
0,72000
0,690%
31/10/11
18/11/11
FPAB11
311,75
2,25000
0,722%
31/10/11
16/11/11
GWIC11
165,78
1,21474
0,733%
31/10/11
08/11/11
HCRI11B
263,00
2,26575
0,862%
14/10/11
20/10/11
HGBS11
1.573,00
11,00000
0,699%
31/10/11
16/11/11
HGJH11
1.146,90
8,10000
0,706%
31/10/11
16/11/11
HGLG11
1.071,80
8,20000
0,765%
31/10/11
16/11/11
HGRE11
1.367,40
10,60000
0,775%
31/10/11
16/11/11
HTMX11B
216,79
3,20258
1,477%
31/10/11
08/11/11
JSRE11
994,04
5,95263
0,599%
31/10/11
23/11/11
KNRI11
1.180,00
7,00000
0,593%
31/10/11
16/11/11
MAXR11B
1.025,00
6,19041
0,604%
07/10/11
17/10/11
MSHP11
685,00
2,73000
0,399%
17/10/11
26/10/11
MSLF11B
788,79
2,97000
0,377%
31/10/11
16/11/11
NSLU11B
162,22
1,77705
1,095%
31/10/11
08/11/11
PQDP11
1.251,47
8,52271
0,681%
31/10/11
18/11/11
PRSV11
1.120,00
8,58000
0,766%
13/10/11
24/10/11
RBAG11
52,99
6,00297
11,328%
31/10/11
08/11/11
RBPR11
85,63
3,47000
4,052%
31/10/11
16/11/11
RBRD11
66,81
2,18010
3,263%
31/10/11
16/11/11
RCCS11
1.032,60
7,40000
0,717%
31/10/11
16/11/11
SCPF11
3,21
0,07370
2,296%
17/10/11
24/10/11
SHPH11
422,90
2,40000
0,568%
05/10/11
14/10/11
TRNT11B
180,00
1,31726
0,732%
13/10/11
20/10/11
TRXL11
109,00
0,77650
0,712%
14/10/11
25/10/11
WPLZ11B
89,50
0,83333
0,931%
13/10/11
20/10/11


Novamente, obrigado a todos pela visita.

28 comentários:

  1. Parabéns pela sua disciplina e constância nas atualizações.

    Como sugestão;

    Acrescentar duas colunas, sendo uma de quais FII desvalorizam a cota no dia de pagamento dos proventos e outra sobre a posição oficial do FII de qual valor será usado em caso do fechamento do fundo ou venda do imóvel, (valor de lançamento, valor de compra do investidor ou valor da cota atual), assim o comprador pode definir com mais conciência qual FII vai comprar e se deve comprar algum.

    abraço

    I40

    ResponderExcluir
  2. Seria possível colocarlink p/ download da tabela p/ excel? Uso sempre os dados e são muito úteis.

    Obrigado;

    sds;

    Max

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e muito obrigado pelas informações que são tão úteis e de tão fácil utilização para as nossas decisões. Grande parte do sucesso da internet está na existência de pessoas com o seu espírito.

    Após ler a sugestão do colega acima vou tomar a liberdade de fazer alguns comentários que, creio eu, podem ajudar leitores do blog que estejam buscando informações sobre o que seja um fundo imobiliário.

    1-Todos os imóveis de um fundo imobiliário (que não seja de papéis como CRI's ou LCI's) estão escriturados e registrados no cartório de registro de imóveis do município do imóvel em nome do próprio fundo, assim como está registrada a casa em que você mora em seu nome (ou em nome daquele que recebe o aluguel que você paga). De certa forma um fundo imobiliário nada mais é do que um ou mais imóveis que pertencem à várias pessoas (que então são os donos do fundo: os cotistas).

    2-Existe a figura do administrador do fundo que apenas executa ações muito semelhantes ao da imobiliária que administra um apartamento ou qualquer imóvel de sua propriedade.

    3-A única maneira de "fechar" um fundo seria pela venda total de todos os imóveis e isso teria que ser decidido em assembléia pela maioria dos proprietários (ou seja, pelos próprios cotistas do fundo).

    4-Nesse caso, o valor da venda seguiria as leis e condições de mercado que são as mesmas que são seguidas quando você quer vender o seu apartamento, seu carro, sua bicicleta ou seu papagaio (ou seja: não é o valor de lançamento, nem o valor de compra, nem o valor da cota e nem o valor contábil). Será o valor que o melhor comprador aceitar pagar.

    5-Você não vai conseguir ganhar dinheiro especulando com a data base (ex-rendimento) muito menos com o dia de pagamento dos proventos.
    Vai ganhar dinheiro sim, sendo proprietário de bons imóveis através da compra de cotas de fundos imobiliários (praticamente a totalidade deles é formada por excelentes imóveis), e recebendo de bons inquilinos os bons aluguéis que são divulgados aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    Primeiramente, gostaria parabenizá-lo mais uma vez pela iniciativa, acredito que única na internet.
    Gosto de atualizar mensalmente os preços de mercado e as rentabilidades dos fundos, em busca de oportunidades e essa tabela é uma verdadeira mão na roda.
    Já busquei no Google e não existe nada igual - continue assim.
    Gostaria apenas de deixar mais uma dica para os iniciantes e menos avisados (complementando as excelentes já deixadas pelo Lúcio). Sempre busquem as séries históricas dos rendimentos antes de tomar uma decisão de compra. Vou citar o exemplo do RBRD11, que sempre rendeu entre 0,48% e 0,50% ao mês desde o seu lançamento e, neste mês, nos surpreende com uma das maiores rentabilidades do mês. Precisamos esperar o relatório mensal, que costuma sair lá pelo dia 20, para saber a origem desse rendimento atípico já que, em princípio, não havia vacância nem inadimplência nos imóveis formadores da renda do fundo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Opa, concordo com tudo que o Lúcio escreveu, só acho que falta transparência nos prospectos dos fundos, pois de tudo que o colega acima escreveu, nada consta nos prospectos.

    Fica o que diz o Lúcio contra o que deveria estar bem claro nos prospectos, afinal o dinheiro a ser investido foi conseguido com muita luta e economia.

    ResponderExcluir
  6. Continuando:

    Um outro ponto que chama a atenção, é que um imóvel não desvaloriza o valor do aluguel no dia do pagamento deste, com ações é indiscutível a desvalorização no dia do pagamento dos dividendos, mas com fundos imobiliários, isso é uma prática lamentável.

    att

    I40

    ResponderExcluir
  7. você me empresta 100.000 pra comprar uma casa e eu converto isso em cotas, deixando vc recebendo 95% dos alugueis dela durante o período em que estiver com a grana emprestada.

    mas como sou esperto, vou abater os alugueis no valor do patrimônio líquido da cota todo mês.

    quando eu resolver te pagar o empréstimo, vendo o imóvel e faço a conversão do número de cotas no valor do patrimonio liquido atual da cota e te devolvo o valor em dinheiro.

    o que sobrar da venda do imóvel, eu embolso pra mim ...

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de informação está no "Regulamento do Fundo" e não no "Prospecto".
    Tanto o Regulamento quanto o Prospecto de cada Fundo são públicos e estão listados juntos e na mesma página no site da Bovespa.

    ResponderExcluir
  9. ITM, I40, Lucio, IF e José,

    Agradeço a todos pelas opiniões e enriquecimento do blog. A troca de opiniões é benéfica para aprimorar nosso conhecimento como investidores.
    Concordo com a falta de transparência dos fundos.
    Nosso mercado ainda engatinha no que se refere a FIIs.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Só para esclarecer:

    O Lúcio poderia confirmar se trabalha em alguma corretora ou se trabalha diretamente ligado a algum FII?

    Parabéns pela discussão saudável e de bom nível.

    abraço e sucesso


    I40

    ResponderExcluir
  11. I40:
    Sou ligado sim a vários FIIs : Os meus!!! :)
    Mas todos os fundos que eu possuo (geralmente em torno de 10) são de "tijolo" e não de papéis com lastro.
    Boa parte da minha poupança está em FIIs há muito tempo. Mesmo antes da MP do Bem em que o Lula isentou de IR os FIIs.
    Gosto dos FIIs porque, além da isenção de IR, os ganhos são reais e são protegidos contra a inflação pelo rejuste dos aluguéis pelo IGPM.
    No fundo de Renda Fixa com ganho nominal de 11 ou 12% a.a. , o ganho real é o que sobra após o IR e o desconto da inflação de 6% a.a. que dá algo em torno de 2 ou 3%. Muito inferior aos FIIs.
    No longo prazo isso é a diferença entre um fusca e uma Mercedes.
    Abraço
    Lucio

    ResponderExcluir
  12. Prezado Lúcio

    Vou repetir os questionamentos do IF para quem está acompanhando esta discussão já que vc ignorou e não respondeu a ele.

    "gostaria ainda de saber pelo menos um dos fundos que tenha especificado em seu regulamento o método utilizado e o valor considerado para o pagamento aos cotistas no caso da diluição do fundo.

    os balanços disponibilizados deixam bem claro que os proventos são abatidos do "patrimônio líquido" e muitos deles inclusive possuem o valor atual inferior ao da cota de lançamento."

    Vou repetir a parte mais importante:

    "os balanços disponibilizados deixam bem claro que os proventos são abatidos do "patrimônio líquido" e muitos deles inclusive possuem o valor atual inferior ao da cota de lançamento."

    Este desconto dos proventos do patrimônio líquido de alguns FIIs é que são o pulo do gato. Vejamos, se desconto os proventos do patrimônio líquido, quanto rendeu o fundo=?????

    Nada, absolutamente nada.

    Matemáticamente falando por exemplo:

    Cota a R$ 100,00

    Provento a R$ 1,00

    Patrimônio Líquido = 1000 cotas de R$ 100,00 = R$ 100.000,00 (Cem mil reais).

    Após o primeiro pagamento de proventos de R$ 1,00 por cota o patrimônio líquido é reduzido em: R$ 1,00 x 1000 cotas = R$ 1.000,00 - R$ 100.000,00 = O patrimônio líquido do fundo agora é R$ 99.000,00 e mês a mês eles repetem esta operação (temo que um dia, o patrimonio liquido pela redução mensal de seu valor, chegará a valer zero).


    Ora meus amigos, se vc entrou com R$1.000,00, recebeu R$ 100,00 de proventos mas agora só tem R$ 900,00 como patrimônio líquido, pois os administradores de alguns FIIs descontaram o provento do patrimônio líquido, qto rendeu sua aplicação?

    exatamente= 0,0%

    Eu não entendo esta matemática, portanto prefiro ficar de fora.

    abraços

    I40

    ResponderExcluir
  13. Estão misturando alhos com bugalhos.
    Misturando fundo de imóveis com fundo de papéis com lastro em imóveis, recebimento de aluguel com restituição do capital investido, valor contábil com valor de venda do imóvel, término com fechamento e etc...
    Na página do fundo no site da Bovespa tem um link chamado "Perfil do Fundo" onde está o telefone do administrador do fundo e do diretor responsável.
    O mais certo e menos "time consuming" para vocês é fazer o que eu faço com regularidade: ligar para eles.
    Eles são sempre muito cordiais e estão lá também para tirar nossas dúvidas.
    É absolutamente normal ter dúvidas e o certo é fazer o que vocês estão fazendo: correr atrás antes de tomar decisões.
    E se eu posso ajudar em alguma coisa é dizendo que o investimento em imóveis ("real" estate) está no portfólio de todos os milionários do mundo.
    Portanto, não desistam!
    Abraços
    Lucio

    ResponderExcluir
  14. Sem querer "botar lenha na fogueira..."
    Peguei o regulamento de dois fundos em já em funcionamento, ao acaso.

    BB Progerssivo:
    "Art. 50 – O FUNDO terá prazo de duração indeterminado.
    § 1º - ...
    § 2º - Os cotistas participarão dos rateios autorizados e de todo e qualquer outro pagamento feito por conta da liquidação do FUNDO na proporção de suas respectivas participações no patrimônio do FUNDO quando deliberada a sua dissolução."

    Hotel Maxinvest:
    "Art. 33 - Além de observar os quoruns previstos no artigo 30, deste Regulamento, as deliberações da Assembleia Geral que tratarem da dissolução ou liquidação do FUNDO, da amortização das cotas do FUNDO e da renúncia da ADMINISTRADORA deverão atender às demais condições estabelecidas neste Regulamento e na legislação em vigor.
    § 1º - No caso de dissolução ou liquidação do FUNDO, o patrimônio do FUNDO será partilhado aos cotistas na proporção de suas cotas, após o pagamento de todas as dívidas e despesas do FUNDO."

    Peguei também o prospecto de um fundo em lançamento (RB CAPITAL PRIME REALTY II)

    "Dissolução e Liquidação do Fundo (pag. 54)
    O Fundo terá prazo de duração indeterminado, sendo que sua dissolução e liquidação dar-se-á por deliberação em Assembleia Geral de Cotistas, por deliberação de titulares de Cotas Juniores representando, no mínimo, 50% cinquenta por cento) das Cotas emitidas e ainda não amortizadas integralmente.
    Na hipótese de a Assembleia deliberar sobre a liquidação do Fundo, todas as Cotas serão resgatadas no prazo para resgate antecipado, pelo valor da Cota do dia do pagamento, calculado na forma do Regulamento, observado o seguinte procedimento:
    I- as Cotas Seniores terão prioridade de resgate sobre as Cotas Mezanino e estas preferem às Cotas Juniores;
    II- as Cotas Mezanino somente serão resgatadas após o pagamento integral de todas as
    Cotas Seniores;
    III- as Cotas Juniores somente serão resgatadas após o pagamento integral de todas as Cotas Mezanino;
    IV- durante o prazo para resgate antecipado, as Cotas serão resgatadas, total ou parcialmente, em moeda corrente nacional, na medida em que o Fundo tenha recursos em moeda corrente nacional;
    V- Somente haverá o pagamento das Cotas Seniores, Cotas Mezanino e Cotas Juniores entre
    os Cotistas, após a alienação dos ativos do Fundo, na proporção de suas Cotas e após o
    pagamento de todas as dívidas e despesas inerentes ao Fundo."

    Não sou especialista no assunto, mas já aplico em fundos há 8 anos, e minha análise pessoal sobre a matéria é:
    1 - A maioria dos fundos tem previsão no seu regimento que ele tem prazo indeterminado.
    2 - Não é permitido o resgate de cotas, a não ser em situações especiais, como a liquidação do fundo.
    3 - No caso de liquidação do fundo, o patgrimonio será vendido e cada cotista receberá o valor proporcional à sua participação no fundo, depois de pagas as despesas existentes.
    4 - Existem alguns fundos que tem mais de um tipo de cotista, sendo que uns tem mais privilégios que os outros e que recebem amortizações ao longo do tempo e mais o rendimento(ex. RBAG e RBPR e também o RB CAPITAL PRIME REALTY II - em lançamento), mas mesmo nesse caso também haverá o resgate de cotas no caso da dissolução, só que alguns recebem primeiro e, se sobrar os demais recebem.

    Resumindo:
    Ainda que haja redução contábil do patrimônio, isso não significa que o patrimônio irá ser reduzido a zero e o meu capital investido vai virar pó, pois sempre estarei recebendo os rendimentos do aluguel dos imóveis que compõem o fundo serei dono de parte dos imóveis.
    Se houver dissolução, receberei proporcionalmente ao valor da venda, abatidas as despesas, eventualmente com ordem de preferência.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. desisto, devo ser muito burro para entender ...

    quando a oferta é muita o santo desconfia ...

    fui ...

    ResponderExcluir
  16. José de França:
    RBRD11 tem um imóvel que paga aluguel anual e foi no mês passado (paga o aluguel do ano inteiro de uma vez só). Parece que se fosse por mês daria algo em torno de R$ 0,16/cota (está no relatório do fundo). Outro fundo que também tem reforços parecidos é o MAXR11: De 6 em 6 meses tem ajuste do aluguel pelo valor mínimo do contrato pq nos demais é pago somente percentual do faturamento (os inquilinos são Lojas Americanas e Carrefour). Entre todos os fundos de imóveis esse é o que está pagando a maior distribuição aos cotistas. Acho que a cota está barata porque pouca gente sabe dos reforços semestrais. Também é o aluguel/ m2 mais barato para o inquilino (apenas 7,90/m2) e o preço do m2 das lojas e/ou barracões para o cotista está em R$ 946,00 apenas.

    ResponderExcluir
  17. Lúcio,
    Você tem razão, eu havia esquecido desse detalhe.
    Comprei esse fundo na oferta inicial, com base no prospecto de lançamento que previa captar 190 milhões e acabou só conseguindo captar 137 milhões, tendo devolvido 7 milhões aos investidores sob a forma de amortização. Havia uma expectativa comprar 6 imóveis e um retorno da ordem de 0,75% ao mês - que considero o mínimo aceitável.
    Hoje o que temos é que foram adquiridos apenas 4 imóveis e um rendimento em torno de 0,5% ao mês e mesmo diluindo o aluguel anual (locadora AMPLA) ainda ficamos com alguma coisa como 0,72%/mês e uma cota que vale no mercado 90% do valor de face. Tudo isso resultado de um mau planejamento no lançamento do fundo.
    Mais um motivo para evitar as ofertas públicas e preferir ver o desempenho do fundo antes de comprar, mesmo correndo o risco de pagar um pouco mais caro por isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Rodrigo,mais uma vez parabenizo pelo belo trabalho,após ler todos estes comentários pela primeira vez fiquei com um pouco de medo de não estar fazendo a coisa certa apostando grande parte do meu dinheiro em FII,mas por outro lado estou vendo os resultados cada vez melhores,acho que para a pessoa que como eu tem a intenção de acumular esses fundos imobiliarios para ter uma renda no futuro com as remuneraçoes mensais o resultado tem sido muito bom,minha estratégia é comprar perto da data base de remuneração do fundo,aí tiro o dinheiro que está no CDB e pago as açoes compradas,dessa forma o dinheiro é remunerado no CDB até o resgate e daí ainda recebo o rendimento dos fundos algums dias depois,a vantagem de se ter datas bases diferentes é que sempre teremos algum fundo vencendo dentro de poucos dias,tem dado certo vc acha que estou fazendo a coisa certa,não pretendo especular com esses fundos,apenas estou fazendo uma carteira para que possa aproveitar os rendimentos quando chegar aos 50,é como diz a propaganda do Itau,invista agora pois no futuro vc ou seu dinheiro vão ter trabalhar para te sustentar.Grande abraço e mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, quais fundos você recomenda? Acima você diz possuir cerca de 10 em carteira. Estou começando agora com FII.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo, sua estratégia tem uma relação custo x benefício questionável, não acha? Retirar reiteradamente dinheiro do CDB, cujo risco é baixo e os juros ainda são altos, só compensará se vc o tiver adquirido a mais de dois anos, por conta do IR mais brando. Comprar FII com este dineiro(cujo risco é mais alto) para receber aluguéis deixará seu patrimônio no zero a zero no curto prazo, qdo receber os alugueis, pois ganha-se no aluguel e perde-se no valor da cota estará ex-direito. Não seria melhor colocar dinheiro novo nos FII em vez de usar o do CDB?

    ResponderExcluir
  21. Dias,

    Obrigado pela visita ao blog. Indicar fundos específicos é complicado, pois depende do perfil de cada pessoa.O que sugiro, e creio que nossos colegas partilham da mesma opinião, é que você diversifique, escolhendo fundos com perfis diferentes.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  22. Olha estou trocando de investimento pois acho que os juros devem cair muito de agora pra frente,e quando isto acontecer a tendência é que os FII subam,então o que estou fazendo é antecipar aquilo que acredito que deva acontecer,por outro lado estava investindo em um imóvel comercial(andar corrido)que só terminaria de pagar daqui a cinco anos e somente daí pra frente iria começar a receber o aluguel se o imóvel estivesse locado,já no caso dos FII o imóvel já está pronto e locado e vem me pagando religiosamente uma taxa de quase 1% livre de IR,sinceramente estou muito satisfeito mesmo que as cotas nāo se valorizem ou até se desvalorizem como foi o caso do NSLU, aí é que comprei mais pois o rendimento com a desvalorização da cota este mês pagou 1,095%,as pessoas tem de entender que este tipo de papel na bolsa é completamente diferente dos papeis que compramos para especular,na minha visão estes FII são para comprar e guardar pro resto da vida. Abraço a todos,Junior.

    ResponderExcluir
  23. Um fundo muito interessante lancado recentemente é o MBRF11 que foi lançado pelo banco Mercantil que vendeu 3 imóveis seus para o fundo e fez um bom contrato de alugél reajustado anualmente pelo IGMP. Hoje está pagando 0,85% ao mês de alugel o que correspode a 100% do CDI em um CDB.
    Como o reajuste é anual do IGMP, podemos esperar um aumento no valor da cota também proporcional ao IGPM. A cota não tem por que subir mais que isso e nem cair.
    No longo prazo, espero IGMP + CDI, algo que nenhum investimento vai proporcionar.
    O risco de vacancia é baixo. Imagino que o Banco não vai querer decepcionar seus clientes investidores (e agora locatários).

    ResponderExcluir